Meu cabelo não é ruim

opiniões

Fonte: Ouse cachear

“Torce pro cabelo não puxar ao seu”, “ainda bem que meu cabelo não é ruim”, “quando você vai fazer um relaxamento nesse seu cabelo duro ?” já ouviu algumas dessas frases ? Não ?? Ajoelha e agradece aos Deuses então. Essas frases sempre estiveram e ainda estão presentes no meu dia a dia. Hora ou outra acontece na rua, em casa… Sai da boca de um desconhecido, um conhecido, alguém próximo. Você já falou algumas delas ? Já se referiu pejorativamente ao cabelo de alguém ? Já agradeceu pelo seu cabelo ser bom ou rotulou o cabelo de outro como “ruim” ? Já pensou o quanto isso machuca o outro ? Já refletiu sobre o que seria um cabelo “ruim ?. Eu não consigo nem classificar qual é o pior resultado desse preconceito, se é o constrangimento ou quando você começa a acreditar nele, que só cabelos lisos (ou com raiz lisa) são bonitos e bons. Eu passei do estágio um, ficava (ainda fico) sim com raiva quando diziam/dizem que meu cabelo é duro, mas naquela época passei a me achar horrível por causa do meu cabelo e depois comecei a achar muitos outros defeitos para ficar me lamentando na frente do espelho ou nas fotos. Aliás, evitava fotos ao máximo, e quando isso não era possível, não sorria para nenhuma, acreditava que eu ficava ridícula quando sorria, ficava mais feia que o normal. Durante muito tempo na minha infância lembro de ficar rezando pedindo para o meu cabelo ficar liso, mas esse pedido nunca foi atendido e hoje em dia agradeço por isso. Passei a me ver de forma diferente quando comecei a ver as cacheadas na internet, com cabelos lindos, crespos, volumosos, compridos e comecei a me espelhar nelas, porque poxa, se elas conseguiam ter cabelos bonitos, ser bonitas e felizes com eles, porque eu não poderia ser também ?. Passei a cuidar mais do meu cabelo, ler mais sobre o assunto, tentar formas novas de finalização até que eu ficasse satisfeita com o resultado, comecei a sorrir paras as fotos, me achar bonita. E é por isso que eu decidi falar também sobre cabelo aqui no blog, porque é muito importante para cacheadas e crespas terem exemplos no seu meio, informações, dicas, para que não se sintam obrigadas a alisar só porque a sociedade acha melhor, mais bonito, mais aceitável. Cada um deve ter o direito de escolher o cabelo que se sente melhor (seja liso, cacheado, crespo ou alisado), sem medo, sua escolha não deve ter consequências negativas. Ah, e só mais um detalhe, cabelo crespo não dá mais trabalho do que outro tipo, tá bom ?! Qualquer cabelo deve ser cuidado, com uma rotina de hidratação, nutrição, reconstrução, ter as pontas cortadas de tempos em tempos, então não repita esse discurso. Outra coisa, eu aceitei meu cabelo do jeito que ele é, não porque está na “moda”.

4 comentários sobre “Meu cabelo não é ruim

  1. Puxa com certeza todas nós que temos cabelos cacheados ou crespos já passamos por certos constrangimentos ao ouvir essas frases preconceituosas citadas nesse desabafo,tenho uma filha de seis anos,e como o cabelo dela é menos crespo que o meu cansei de escutar:ainda bem que o cabelo dela misturou com o do pai..enfim passei a vida toda alisando o cabelo e agora eu cansei,cortei curtinho e vou usar cacheado,e quem não gostar nada posso fazer,pois o meu cabelo vai ter volume sim!
    Obrigada pela inspiração.
    Beijos

    • É assim que tem que pensar mesmo, Denise ! Se nós nos sentimos bem com nossos cabelos naturais, ninguém tem nada a ver com isso, o que importa é nós nos amarmos ! Que bom que você deixou de acreditar nas barbares que a sociedade nos impõe !
      Fico muito feliz em ler seu comentário ! Bjs <333

  2. Amei! Graças a Deus nunca passei por essa situação, amei muito o post! Cabelo crespo/cacheado não são ruins, ruim mesmo é realmente o preconceito.

    • Que bom que gostou ! :). Eu infelizmente já passei e ainda passo no dia a dia. Pois é, espero que todos comecem a refletir a respeito desses padrões ridículos da sociedade, que só cabelo liso é “bom”. Bjs ;*

Deixe um comentário

