Diy: Caderno fichário

IMG_20160707_152238823
Oi, gente !! A louca dos diys está solta ultimamente, haha. Gente, eu amo diys, é a minha categoria favorita em qualquer blog, por isso gosto de deixar ela sempre atualizada por aqui (e eu tenho que aproveitar que agora nas férias eu tenho tempo para inventar, porque durante as aulas os posts mais básicos vão ser os predominantes por aqui).

Hoje eu vim trazer esse faça você mesmo porque eu estava no início do ano procurando um caderno fichário igual uma louca (para quem não conhece, o caderno fichário é um caderno com argolas articuladas) mas não achei de jeito algum, nem na internet. Eu sempre fui acostumada a usar fichário, mas eles são muito grandes e caros, e o caderno não serve para um longo período, já que as folhas acabam, por isso decidi reunir algumas coisas que tinha aqui em casa e fazer o meu próprio. Bora aprender a fazer ?.

Capturar12kvdffd
♥  Cartolina (ou outro tipo de papel durinho)
♥  Capa de caderno
Obs¹: Se vocês tiverem papel paraná, não irão precisar desses dois materiais acima, já que ele em si já é bem durinho, eu não usei porque não tinha aqui em casa.
♥  Tesoura
♥  Cola
♥  Lápis
♥  Argolas articuladas (você pode comprar kits com argolas individuais, ou fazer o que eu fiz, pegar essa parte de um fichário antigo)
♥  Tecido
Obs²: Eu decorei minha capa com tecido ~porque era o que eu tinha~, mas vocês podem decorar a capa com colagens (utilizando imagens, símbolos etc, que te agradem), imprimir alguma ilustração legal (no pinterest tem várias), fazer seu próprio desenho, usar papel de presente, fica a critério de vocês :).

passo a passo

Passo 1: Abra a cartolina e desenhe a base da capa (as medidas que usei foram: 23 cm x 30 cm), se precisar use a régua, eu não precisei pois peguei essa fechadura de um fichário antigo;
Passo 2: Pegue uma divisória de fichário ou folha de fichário para usar como molde para os furinhos (usei 2,7 cm em cima ~distância do furo até a borda~, 2 cm na lateral e 3 cm do último furo até a borda de baixo, mas depois inverti a capa e deixei a parte com 3 cm pra cima, hihi);
Passo 3: Faça as marcações e corte;
Passo 4: Pegue a capa do caderno e solte somente um lado (a frente ou as costas, mas não precisa da capa toda);
Passo 5: Antes de colar o molde de cartolina na capa, demarque os furos no lado que você não irá colar o molde, depois cole o molde na capa;
Passo 6: Depois de cortar os furos, pegue a capa e meça o tamanho para cortar o tecido;
Passo 7: Marque os furos da capa no tecido (é só por um sobre o outro e marcar o primeiro furo com uma canetinha, para fazer os demais é só usar a divisória de novo e se basear na sua primeira marcação com canetinha) e corte-os;
Passo 8: Cole o tecido na capa ~tome cuidado para encaixar os furos do tecido com os da capa~;
Passo 9: Corte o excesso de tecido ou faça uma “bainha” colando na parte de trás. Na parte de trás recomendo que você corte um retângulo da cor e com a estampa que preferir e cole, para dar uma acabamento mais bonito ~eu não mostrei no meu porque não achei o papel que eu queria aqui em casa #chorando~.
E está pronto para ser usado ! Se você quiser pode dar uma acabamento com contact, o meu como eu não terminei completamente, ainda vou por. Mas é simples, só fazer o molde da capa no papel do contact, cortar e, na hora que for colar, colar de pouco em pouco, a medida que você for colando uma parte, alise-a com uma régua para não deixar sua capa com ar.

~> E é isso gente, espero que tenham gostado, podem ter certeza que vão rolar mais diys por aqui, hehe. Até mais :*

Deixe um comentário

